Com estoque em estado crítico, pacientes e familiares fazem campanhas para arrecadar sangue

0
4

Procedimentos cirúrgicos que precisam de reserva de bolsas de sangue são comprometidos pela falta de doadores nos hemocentros do estado. Doações de sangue também contam histórias: conheça quem movimentou campanhas de coletas
A escassez de doadores de sangue preocupa os agentes de saúde da Hemorrede, e também os familiares de quem depende de transfusão sanguínea. Para solucionar o estoque de bolsas de sangue em estado crítico, pessoas fazem campanhas para conseguir doadores.
Segundo o biomédico do Hemocentro de Palmas, Edimar Silingowschi, há uma defasagem no número de doadores de sangue. O que compromete a saúde de quem precisa realizar cirurgias, pois é necessário uma reserva de bolsas de sangue para determinados procedimentos.
“A demanda tem aumentado e nós não estamos tendo o aumento de doadores na mesma proporção. Com isso, [ficamos] sempre com um estoque defasado”, diz o biomédico.
Seu José Ferreira de Araújo é aposentado e precisou de reservas de bolsas de sangue para realizar uma cirurgia em Palmas. Para isso, contou com a solidariedade de amigos, familiares e membros da igreja que frequenta.
“Foi ótimo. Houve até um dos doadores que doou lá em Gurupi, direcionando aqui para Palmas”, relembra José.
Entre as iniciativas de campanhas para coleta de sangue, está a da jornalista e paciente oncológica Ana Caroline Ribeiro, de 30 anos. Ela mobilizou amigos e familiares numa campanha de doação de sangue. As bolsas coletadas ficaram além das expectativas da jornalista e o excedente pôde beneficiar outras pessoas.
Campanha de doação de sangue da jornalista mobilizou pessoas de várias cidades.
Acervo pessoal
“Me ajudou muito. Eu realmente precisei da transfusão de sangue e graças a Deus deu tudo certo e hoje eu tô aqui recomeçando a minha vida”, comemora Carol.
LEIA TAMBÉM
Jornalista com câncer mobiliza campanha de doação de sangue para realizar cirurgia
Jovem com doença rara corre o risco de morrer dormindo se não conseguir aparelho que custa R$ 50 mil: ‘Pode parar de respirar’
Falta de medicamentos e fórmula alimentar no SUS preocupa mãe de criança com doença rara: ‘fome não espera’
Como doar
Para doar sangue, a pessoa deve estar em bom estado de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar acima de 50 kg. Não podem doar quem está grávida ou amamentando quem fez endoscopia nos últimos 6 meses e quem fez tatuagem ou colocou piercing no último ano.
São impedidas de doar as pessoas que tenham tido hepatite após 11 anos de idade e quem tem doenças transmissíveis pelo sangue, como hepatite B e C, AIDS e Doença de Chagas.
O Hemocentro recomenda algumas orientações para o dia da doação:
Não estar em jejum;
Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior;
Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
Não fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.
Campanha
Entre os dias 22 e 27 de abril, acontecerá uma campanha de doação de sangue, proporcionando aos cidadãos uma valiosa oportunidade de contribuir para a saúde pública de suas comunidades e demonstrar solidariedade em momentos críticos.
A campanha é realizada pela TV Anhanguera e pela TV Globo, ajudando a salvar vidas e promover o bem-estar da população. Sua doação pode fazer toda a diferença.
No Tocantins, os pontos de coleta estarão estrategicamente distribuídos em cidades como Araguaína, Augustinópolis, Gurupi e Porto Nacional. Além disso, Palmas, a capital, terá dois pontos de coleta.
Não é necessário agendamento prévio.
Locais para doação no Tocantins
Hemocentro Coordenador – 301 Norte, Avenida NS 1, LT 1
Posto de coleta do HGP – Hospital Geral de Palmas – 203 Sul Avenida NS 1
Hemocentro Regional de Araguaína – Rua 13 de maio, nº1336, Centro
Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis – Rua Anicuns, nº 200, Centro
Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional – Avenida Luis Leite Ribeiro S/N, Centro
Núcleo de Hemoterapia de Gurupi – Rua 14 de novembro quadra 117, LT 08, Centro
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins