Tocantínia

O município foi criado em 7 de outubro de 1953 e instalado em 1 de janeiro de 1954. Estima-se uma população de sete mil habitantes. A cidade possui atrativos turísticos como a Praia do Limoeiro, Aldeia Indígena Xerente, Balneário Salete e recantos da Piabanha e das Oliveiras
Em 2012, foi aprovado pela Câmara Municipal e Prefeitura de Tocantínia, e sancionada uma Lei tornando a língua indígena Akwé Xerente, idioma oficial do Município junto com o português.

Histórico

Tudo começou com histórias de lutas, esforços e conquistas de religiosos e religiosas que com atos históricos começavam arraigar profundamente seu trabalho para que posteriormente os frutos fossem colhidos. Como o Padre Frei Antônio de Ganges, que chegou a esta Terra por volta de 1860, com 30 anos de idade, com o objetivo de trabalhar e catequizar os índios Xerentes, permanecendo por aqui durante 40 anos.O primeiro nome dado a nossa cidade foi Tereza Cristina, em homenagem a então Imperatriz do Brasil esposa de D. Pedro II, sendo mais tarde substituído por Piabanha, devido a existência de um ribeirão com este nome. Somente em 1936, recebeu o nome de Tocantínia por iniciativa do Deputado João de Abreu, motivado pelo Rio Tocantins. No entanto, só veio a ser emancipada em 07 de outubro de 1953, rompendo definitivamente sua ligação com o município de Pedro Afonso, conquistando assim sua autonomia política.

LOCUTOR online